Medicina Veterinária

Atuar na comunidade, promover pesquisas e aprofundamento científico em busca de novas tecnologias, cuidar dos animais e do controle da produção de alimentos.

Curso Premiado

Selo Responsabilidade Social nas IES 2015/2016

O curso de Medicina Veterinária do Moura Lacerda realiza práticas de Responsabilidade Social que contribuem para a obtenção do selo concedido pela ABMES

Um curso entre os melhores do Estado
A constante busca pela promoção da saúde animal, por meio da prevenção e tratamento das enfermidades, tem consequências diretas na qualidade de vida e bem-estar dos animais e também da população. Atuar na comunidade, promover pesquisas e aprofundamento científico em busca de novas tecnologias, cuidar dos animais e do controle da produção de alimentos são algumas das características que destacam o curso de Medicina Veterinária do Moura Lacerda e o colocam entre os cinco principais cursos do Estado de São Paulo, segundo o MEC. Essa posição de destaque se deve, sobretudo, a um projeto pedagógico constantemente atualizado para corresponder às realidades e necessidades regionais, mas sempre com visão ampliada para as constantes novidades e demandas da área. Assim, o médico veterinário formado pelo Moura Lacerda poderá atuar em Clínica e Cirurgia Veterinária, Zootecnia (Produção e Reprodução Animal), Medicina Veterinária Preventiva, Inspeção e Tecnologia de Produtos de origem animal.

 

Estrutura de referência regional

Desde o primeiro ano do curso, o aluno já pode lidar com algumas técnicas de enfermagem veterinária e atuar no dia a dia do hospital veterinário. O hospital, instalado em um dos maiores campi universitários da região (com mais de um milhão de metros quadrados), é referência regional. As suas instalações fornecem todas as condições para o atendimento a animais de pequeno e grande porte, como salas de cirurgia, clínica, estábulo, canil, além de espaços para convívio e auditório. A extensa área do Campus permite a criação de equinos, bovinos e caprinos, o que proporciona contato direto com os animais, fazendo com que o aluno perceba, na prática, os desafios que irá enfrentar na vida profissional.

O curso conta, ainda, com um Diretório Acadêmico atuante que, por meio de reuniões, cursos, ações e campanhas, movimentam a vida acadêmica e promovem a integração entre alunos.

 

Parcerias: um caminho para a prática e para a extensão

Diversos projetos são desenvolvidos com o objetivo de estreitar a relação do aluno, futuro médico veterinário, com a comunidade. Entre eles, o Projeto Carroceiro, que busca atuar junto aos carroceiros da cidade fornecendo, além de atendimento aos animais, informações educativas aos proprietários. Em parceria com a prefeitura, são realizados, periodicamente, mutirões de castração de cães e gatos, uma ação de responsabilidade social fundamental para a cidade. As parcerias com grandes fabricantes de medicamentos e com produtores pecuários e de laticínios permitem o acesso às mais recentes inovações tecnológicas na área da veterinária. O Moura Lacerda também patrocina as provas de hipismo do Núcleo de Quarto de Milha de Ribeirão Preto. Durante as provas, os alunos participam do vetcheck dos animais e a instalações do hospital funcionam como ambulatório emergencial para os cavalos.

 

Conheça nossa grade e corpo docente

 
* Informe-se sobre modalidades e condições: vestibular@mouralacerda.edu.br